domingo, 30 de setembro de 2007

O partido arquitetônico do projeto vencedor

Partiu-se do pressuposto de que o mercado público deve ser simples e acessível a todos, integrar-se à paisagem e dinamizar o entorno urbano respeitando a cultura local e as condicionantes ambientais.

Optou-se por uma linguagem contemporânea e coerente com a realidade regional buscando promover a qualificação do espaço urbano e a apropriação deste pelos usuários. A simplicidade nas soluções arquitetônicas e a utilização dos materiais na sua forma original buscaram favorecer a legibilidade do edifício.

Com relação à cultura e valores locais, assumiu-se que estes dão sustentação ao local em seu diálogo com o global. Olhou-se para Blumenau como uma cidade que, não apenas em seu passado, mas em seu momento histórico atual é formada por um povo trabalhador, discreto e vaidoso que mantém suas fortes tradições. Um elemento simbólico desta cidade são seus jardins. Simbólicos, pois representam de forma delicada e singela o povo que constrói, cuida e tem orgulho do seu lugar. Como uma homenagem a este povo, as cores e as texturas desses jardins aparecem na fachada do mercado.

Buscando relacionar-se com a diversidade de usos do entorno o edifício olha para fora, e se coloca como integrador e articulador desta diversidade. Possui amplas aberturas que o tornam permeável e favorecem o acesso físico e visual, a valorização dos meios de transporte alternativos também fazem parte das estratégias de acessibilidade. O edifício pode ser utilizado como passagem e também como abrigo nos característicos dias quentes de Blumenau. Em dias de festa o edifício estende-se sobre a rua que se torna um largo, o Largo do Mercado, palco para manifestações culturais.

Assumiu-se que qualquer iniciativa, por menor que possa parecer deve contribuir com a busca por soluções ambientalmente corretas. Como parâmetro relativo à sustentabilidade foram utilizadas as diretrizes do sistema de certificação da instituição Leadership for Energy and Environmental Design (LEED) uma das mais respeitadas instituições certificadoras de construções de alto desempenho ambiental. As diretrizes LEED apontam para os seguintes itens: Sustentabilidade do local e do entorno; Eficiência no uso água; Energia e atmosfera; Materiais e recursos; Qualidade ambiental do interior; Processo de design e inovação. Com base nestas diretrizes, o Mercado recebeu soluções e linhas de ação que já o colocariam no padrão de certificação podendo obter classificação ainda mais positiva (Silver) de acordo com as opções feitas gerenciamento do Mercado quanto à opção por geração in loco e/ou compra energia limpa.

Um comentário:

Unknown disse...

Tenho minhas dúvidas.....